Regime tributário: Você sabe quais são e qual o melhor regime tributário para sua clínica?
Você quer escolher o melhor regime tributário do seu consultório médico, mas não sabe como? Então leia nosso artigo e saiba tudo que é necessário!
Certamente, o regime tributário é uma das escolhas mais fundamentais para todos os médicos que decidem abrir seu consultório, ou clínica médica.
Entretanto, a maioria dos médicos não possuem o conhecimento necessário para realizar a escolha correta e o conhecimento de todas as opções de regimes tributários disponíveis.
Posteriormente, desse modo, escrevemos este artigo para facilitar o seu entendimento sobre esse assunto tão fundamental para a sua carreira.
Portanto, leia nosso artigo e domine tudo aquilo que é necessário para sua tributação!
Quais são as opções de regime tributário para médicos?
Em seguida, iremos te apresentar as diversas opções dos regimes tributários para as clínicas médicas:
Simples Nacional:
A princípio, este é um regime tributário simplificado, que abrange diversas categorias de empresas, incluindo consultórios médicos.
De fato, ele oferece uma carga tributária unificada, que engloba vários impostos em uma única guia de pagamento.
Certamente, optar pelo Simples Nacional, geralmente resulta em uma carga tributária menor, em comparação com outros regimes.
Lucro Presumido:
Em princípio, o regime de Lucro Presumido, os médicos calculam os impostos com base em uma margem de lucro presumida pelo governo.
Dessa forma, isso pode ser vantajoso para médicos que têm margens de lucro mais altas do que a margem presumida.
Ademais, os impostos são calculados sobre essa margem e incluem o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Lucro Real:
Inegavelmente, o regime de Lucro Real exige que os médicos calculem os impostos, com base nos lucros reais da empresa.
Dessa maneira, isso pode ser vantajoso para empresas com margens de lucro baixas ou prejuízos, pois os impostos são calculados apenas sobre o lucro efetivo.
No entanto, esse regime é mais complexo e geralmente é mais adequado para empresas de maior porte.
Cuide melhor do seu consultório, sabendo mais em:
Como escolher regime tributário para médicos?
Por fim, iremos te apresentar como você pode escolher o regime tributário correto do seu consultório:
1- Faturamento Anual:
Em geral, o Simples Nacional é a melhor opção para pequenas empresas, com um faturamento anual limitado, pois simplifica a tributação e reduz a carga tributária para empresas com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.
Se o faturamento for superior a esse limite, o Simples Nacional não é uma escolha adequada.
2- Deduções e Despesas:
Com o Lucro Real, você pode deduzir todas as despesas do seu negócio para calcular o lucro tributável, o que pode ser vantajoso, se você tiver muitas despesas dedutíveis.
No Lucro Presumido, você presume um lucro com base em uma porcentagem da receita bruta, o que pode não ser vantajoso, se suas despesas forem consideravelmente maiores do que a margem de lucro presumida.
3- Planejamento Tributário:
É crucial considerar o planejamento tributário a longo prazo.
Às vezes, pode ser benéfico começar com um regime tributário e, à medida que o negócio cresce e evolui, mudar para um regime mais adequado às novas circunstâncias.
4- Consultoria Profissional:
Recomenda-se que os médicos busquem orientação de um contador ou advogado, especializado em tributação, para obter direcionamento específico para sua situação.
Um profissional pode ajudá-lo a calcular qual regime resultará em menor carga tributária e atenderá às suas necessidades.
Defina o melhor tipo de tributação para sua clínica!
Nós, da Boss Contabilidade, te auxiliamos nesse processo tão fundamental para seu consultório médico economizar com tributos.
Conte com nossos serviços especializados em Gestão Fiscal. Estamos sempre preparados para cuidar de todas as questões tributárias do seu consultório.
Entre em contato conosco e desfrute das inúmeras vantagens que sua clínica pode ter.
Economize com tributos da sua clínica! Conte conosco!