Para você, que tem o espírito empreendedor, é preciso conhecer alguns dos segredos para não sucumbir aos primeiros obstáculos desta estrada cheia de barreiras que é a jornada do empreendedor. Acompanhe no post “Como abrir uma empresa” o que você deve fazer para se tornar um empreendedor de sucesso.
Planejamento acima de tudo
É extremamente empolgante a ideia de que abrir uma empresa mudará totalmente seu modo de vida e das pessoas ao redor, porém, isso não deve interferir na construção de um planejamento. Antes de dar vida para sua ideia, é preciso pesquisar e planejar tudo a respeito da sua empresa.
É preciso fazer um planejamento onde você terá todos os dados a respeito de seus concorrentes, investimento necessário e etc.
Documentação necessária para abrir empresa
Para que o seu negócio possa funcionar de maneira correta, dentro da lei, é preciso registrar sua empresa na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para fazer o registro é preciso preencher tanto os formulários quanto anexar uma série de documentos que variam de estado para estado.
Outro documento importante é o Contrato Social. Diz respeito ao objetivo da empresa, descrição do aspecto societário e outros. O Contrato Social só é válido com o visto de um advogado, porém, para empresas de pequeno porte e microempresas esta obrigação é dispensada por lei.
Após a pesquisa para procurar se já existe algum outro registro com o mesmo nome e a entrega de alguns documentos pessoais dos sócios, é preciso fazer o pagamento de algumas taxas através do DARF e o preenchimento do Requerimento Padrão, da Ficha de Cadastro Nacional (FNC).
Feito todos estes passos anteriores, você receberá um Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE) e o número do seu CNPJ.
Os últimos passos para abrir sua empresa
Os últimos passos para sua empresa começar a funcionar incluí receber o Alvará de Funcionamento da Prefeitura. A maneira para conseguir este documento é através do número do CNPJ, da consulta prévia no endereço solicitado, além do preenchimento de formulários e, também, de alguns documentos que variam de município para município. Alguns tipos de atividades incluem, também, a necessidade de um laudo dos órgãos de vistoria, como, por exemplo, as atividades que apresentam algum tipo de ameaça ou dano ambiental.
Por último, serão necessários a Inscrição Estadual, o cadastro dos funcionários no Cadastro da Previdência Social caso haja funcionários, e a autorização da prefeitura para notas fiscais e autenticação dos livros fiscais.
Se mesmo assim você tiver algum problema ou dúvida em como abrir uma empresa, fale conosco, teremos o maior prazer em ajudar!